Marilane Damasceno
Nasci no Estado do Rio de Janeiro numa família ligada ao trabalho manual. Meu pai era mecânico e minha mãe era costureira e bordadeira. Vivi a infância e a adolescência num bairro fabril da região serrana fluminense onde aprendi a pintar em cursos ligados às manualidades; pintura em tecido e em vidro.
Em 1990 conclui o Bacharelado em Pintura pela UFRJ. Tive uma Oficina de Estamparia e Costura com a minha mãe. Em paralelo, trabalhei em um Ateliê com a pintura e na década de 90 realizei duas exposições individuais.
Na busca por atuar no ensino da arte encontrei a Pedagogia Waldorf que me permitiu ser professora e lecionar em duas escolas por 14 anos no Ensino Infantil, no Fundamental e na Formação de Professores. Trabalhei como arte-educadora no ensino público. Atuei como instrutora e consultora do Sebrae em vários estados junto a grupos produtivos artesanais, trabalhando principalmente com mulheres. Motivada pela experiência com esses grupos desenvolvi a pesquisa “Estudos da cor – uma metodologia de ensino para grupos produtivos artesanais”. Essa pesquisa foi realizada com o objetivo de ajudar os artesãos a sistematizar o conhecimento que já possuem e a relacionar a prática própria ao estudo dos elementos visuais; em específico o elemento cor.
Meu trabalho como artista, desenvolvido ao longo de 35 anos é principalmente de pintura.e os temas que me interessam investigar são a natureza, a natureza da vida, o nascer e o morrer.
Hoje vivo em Belo Horizonte onde desenvolvo meu trabalho. Ofereço, também, um trabalho de assessoria e consultoria para instituições, grupos e pessoas que necessitam dos elementos visuais e da prática artística para o desenvolvimento de suas produções, afirmando a arte e a arte-educação como potência propositiva e transformadora..